Capítulo 124: Reflexos dos fragmentos
No oratório, banhado pelo aroma do incenso e sob o olhar atento da estátua da deusa, duas amigas de longa data permaneceram em silêncio. Apenas a bênção divina, suavemente derramada, acalmava os corações ainda sob o impacto do terror. O som tênue e rítmico das ondas do mar ecoava nos ouvidos de Vanna; era o sussurro de Gormona, a Deusa da Tempestade.
A deusa ainda mantinha sua atenção sobre aquele lugar, uma atenção sem precedentes.
Após algum tempo, Heidi finalmente se recompôs e, com cautela, quebrou o silêncio:
— O que foi aquilo que eu vi?
Vanna hesitou por um momento antes de responder em voz baixa:
— Talvez... seja exatamente aquilo que aquele grupo de hereges do sol tem procurado.
— O que aqueles hereges do sol têm procurado? — Heidi ficou perplexa. — Você quer dizer...
— O Fragmento Solar — Vanna assentiu levemente, sem esperar que Heidi terminasse. — Talvez só o Fragmento Solar possa ter o poder que você presenciou naquela visão.
Dizendo isso, Vanna ergueu lentamente a cabeça, encarando a estátua da Deusa da Tempestade, e murmurou pensativa:
— Afinal... aqueles hereges afirmam que o Fragmento Solar é um resto que se desprendeu do chamado "Sol Verdadeiro".
Heidi estremeceu, sua expressão mudando sutilmente:
— Se algo assim realmente tivesse aparecido no mundo real, a cidade-estado de Pland não estaria intacta como está agora...
— Por isso, deve estar em algum estado de selamento — ponderou Vanna. — As informações indicam que o Fragmento Solar apareceu em Pland há onze anos, mas, ao que parece, aquela aparição foi apenas um pequeno vazamento de seu poder. Nos últimos onze anos, ele permaneceu em um sono profundo...
— E agora esses hereges querem despertar essa coisa?! — Heidi exclamou, horrorizada. — Eles querem destruir toda Pland?!
— Não é a primeira vez que você lida com cultistas — Vanna lançou um olhar para Heidi. — Ainda não conhece o estado mental deles? Para aqueles fanáticos, sacrificar uma ou duas cidades para despertar o "Sol Negro" não significa nada. Eles não se importariam nem mesmo em ver o mundo inteiro em chamas, transformado em lenha para a ressurreição do deus solar!
Heidi ficou boquiaberta por um longo tempo, sem conseguir articular palavra. Vanna, após acalmar seus próprios sentimentos, prosseguiu:
— A questão principal agora é o que aconteceu quando você teve essa visão. O que houve com você, ao seu redor e no próprio museu? Entender isso é a única forma de descobrir em que estado esse fragmento está adormecido e onde ele se encontra.
— Eu... não consigo me lembrar dos detalhes — Heidi bateu levemente na própria testa. — Mas agora tenho certeza de que vi a projeção dele enquanto estava inconsciente e que, para preservar pistas importantes, realizei uma auto-hipnose de emergência... Deixe-me pensar. Fui salva e colocada temporariamente em uma sala no primeiro andar do museu... Pelo que me disseram depois, aquela sala ficava próxima à área de exibição principal...
Enquanto lutava para recordar, Heidi perguntou:
— Não se pode concluir, por isso, que a pista está no museu?
— É difícil. Pelos critérios do ocultismo, o que você viu não foi o corpo real do fragmento, mas apenas uma "sombra" vazada de uma vasta entidade transcendental no mundo real. O museu não é necessariamente o local de repouso do fragmento; é provável que ali exista apenas uma "fissura". Como a barreira mental humana é fraca durante a inconsciência, sua consciência acabou atravessando a fissura e vislumbrando o que havia do outro lado.
— Essas fissuras que vagam pelas margens da realidade geralmente não são fixas. Antes estavam no museu, mas agora podem ter se deslocado para outro lugar.
Vanna explicou pacientemente, antes de balançar a cabeça:
— Naturalmente, realizaremos uma busca de nível máximo no museu e manteremos o monitoramento. Afinal, anomalias e fenômenos estranhos nem sempre seguem as regras. Quem sabe se o fragmento não ficou ali na forma de algum meio de selamento? E, mesmo que não esteja, talvez possamos encontrar pistas nos escombros que expliquem por que a "fissura" surgiu exatamente ali.
— Mas essa investigação posterior não diz respeito a você. Por questões de segurança, é melhor que você não se aproxime daquele museu no próximo mês.
— É claro, eu adoraria manter distância desse assunto — Heidi concordou prontamente. — Já tive má sorte o suficiente!
Vanna observou em silêncio sua amiga, que desde a infância parecia atrair infortúnios. Ela parecia querer dizer algo, mas acabou se calando. Permaneceu em silêncio sob a estátua da deusa por meio minuto antes de perguntar:
— Quem a salvou?
— Duas garotas que ainda estão na escola e um homem de uns quarenta anos — respondeu Heidi. — Curiosamente, uma das garotas é aluna que meu pai visitou recentemente, e o homem é o tio dela... Eu mencionei a você, não mencionei? O nome dele é Duncan Stren, dono de uma loja de antiguidades.
— ...Agora fico meio alérgica só de ouvir o nome "Duncan" — o canto da boca de Vanna tremeu visivelmente. — Embora eu saiba que certamente não é a mesma pessoa...
— Tive a mesma reação que você quando ouvi o nome pela primeira vez da boca do meu pai — Heidi deu de ombros. — Falando nisso, prometi àquele senhor que irei à casa dele amanhã à tarde para realizar uma avaliação psicológica em sua sobrinha. Aproveitarei a ocasião para agradecer formalmente. Hoje tudo foi um caos e me despedi às pressas; foi uma falta de etiqueta imperdoável.
— Tecnicamente, não é só a "sobrinha" que precisa de uma avaliação psicológica — a expressão de Vanna tornou-se subitamente séria, fixando os olhos em Heidi. — Os três precisam.
— Por que... — Heidi começou, mas logo percebeu. — Ah!
— Exato. Eles estavam ao seu lado quando você viu a forma do Fragmento Solar — Vanna encarou Heidi. — Se aquilo for realmente o resto de um deus antigo, a corrupção pode ter se espalhado pela sua consciência até eles. Talvez a escala dessa contaminação seja pequena, mas para pessoas comuns, pode ser fatal.
Heidi ficou estupefata.
...
Na loja de antiguidades no Distrito Inferior, Duncan já havia fechado as portas e estava sentado em uma cadeira atrás do balcão, em uma postura relaxada. Nina e Sherry estavam sentadas à sua frente.
Ambas haviam tomado banho no banheiro improvisado no andar de cima. Nina trocou de roupa, mas Sherry ainda vestia seu vestido preto — não que Nina não quisesse emprestar suas roupas, mas a diferença física entre as duas era grande demais, e Sherry recusou as peças que ficavam largas demais nela.
Claro, não se sabia se ela tinha outros receios ao recusar... Talvez achasse que aceitar as roupas de Nina fosse o equivalente a receber um presente de um servo de uma divindade maligna? Só ela saberia.
Do outro lado do balcão, a pomba Ai caminhava vagarosamente. Sobre a mesa, atrás dela, havia uma pilha de batatas fritas — uma promessa de Duncan.
Ai conseguiu as batatas que tanto desejava, Nina voltou para casa em segurança, e Duncan resgatou sua sobrinha e aprofundou seu domínio sobre o poder do fogo.
Todos estavam felizes.
Exceto Sherry.
Ela estava quase chorando — na verdade, teve vontade de chorar várias vezes naquele dia.
— Então... Sherry, você não é minha colega de classe... Você apenas usou algum tipo de "técnica de detetive" para se infiltrar na escola e investigar algumas coisas — Nina olhou para a amiga que tanto esforço custara para conquistar, com uma expressão complexa. — E você também não gosta de vapor e máquinas...
— Eu nem consigo entender aqueles livros didáticos... — Sherry respondeu cautelosamente, olhando de relance para Duncan. — Desculpe, eu... sinto muito.
Nina, como se não tivesse notado o pedido de desculpas, franziu a testa, intrigada:
— Mas como você conseguiu? Eu... agora que recordo, você sempre aparecia do nada na minha sala de aula e circulava ao meu redor, mas nunca assistia às aulas normalmente. E os professores e alunos próximos pareciam nunca ter notado você. Você...
Sherry lançou um olhar rápido para Duncan e, ao confirmar que sua expressão permanecia calma, sussurrou:
— Na verdade, é um pouco de técnica transcendental...
— Transcendental? — Nina arregalou os olhos, surpresa. — Você é uma investigadora da Igreja?
— Não, não, não sou da Igreja, eu... — Sherry olhou novamente para Duncan. Ela se lembrou das instruções que este homem poderoso lhe dera em particular enquanto Nina subia para tomar banho. Embora ainda não entendesse por que alguém tão poderoso queria "interpretar um humano" naquela loja de antiguidades, ela seguiu as ordens à risca. — Eu sou considerada uma transcendental selvagem...
Nina ficou boquiaberta:
— ...Existe transcendental selvagem?!
— Se não está registrado, não é selvagem? — Sherry disse com um tom de quem desistira de tudo. — Aquele bando de cães da Igreja... quero dizer, aqueles sujeitos problemáticos, não chamam pessoas como nós assim?
Nina ouviu a explicação de Sherry, atordoada, e começou a examiná-la da cabeça aos pés. O olhar minucioso deixou a garota desconfortável, fazendo-a desviar o rosto:
— Por que você está me olhando assim...
— Você é incrível! — Nina soltou, de repente, com toda sinceridade.
Sherry ficou sem reação:
— ...É só isso que você tem a dizer?